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Jornada pedagógica marca início das atividades de ensino em todo CEFET-MG

Sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Evento acadêmico-institucional foi marcado por balanço das ações em 2019 e projeções para o ano letivo, além da apresentação da nova diretoria e do planejamento da nova gestão

Avaliação interna do ensino técnico, programa seriado para acesso à graduação, proposta de novos cursos, projeto de internacionalização da Pós com bolsas para alunos, curricularização da extensão. Esses foram alguns destaques discutidos pelos diretores do CEFET-MG durante a abertura da Jornada Pedagógica, atividade que integra os docentes de todos os campi da Instituição e marca o início do ano letivo.  O evento teve início na manhã desta segunda (3) e foi transmitido por videoconferência.

O diretor-geral, Flávio Santos, na sua fala, fez um breve balanço sobre 2019 e os desafios para a gestão com o orçamento e as expectativas da posse após o período eleitoral na Instituição. Também destacou, entre outros assuntos, o projeto de usinas fotovoltaicas, que deve gerar economia de R$1,8 milhão ao ano para as contas do CEFET-MG; o processo de avaliação institucional, que acontece este mês entre os dias 19 e 21; a formação de equipe para o programa PDI 2021-2025; uma avaliação interna do ensino técnico; e a discussão de um programa de ingresso seriado nos cursos de graduação, em substituição ao SiSU.

O diretor de Educação Profissional e Tecnológica, Sérgio Gomide, destacou a manutenção da qualidade do ensino técnico; a diplomação de formandos, que dobrou entre 2014 e 2019; e também registrou a necessidade de um aprimoramento das avaliações interna e externa dos cursos, “garantindo acesso e permanência. ”

A diretora de Graduação, Danielle Marra, apresentou os números de 2019: o CEFET-MG ofertou 1.500 vagas em 23 cursos de graduação para mais de 5.000 alunos, sendo que, a maioria dos cursos, são avaliados com excelência pelo MEC (nota 4 ou 5). Também foram ofertadas 180 bolsas de monitoria, com fomento para participação de mais de 250 alunos em eventos científicos. Sobre as metas, destacou os desafios para acompanhamento de egressos e propostas para novos cursos de graduação, especialmente para campus que ainda não têm (Contagem) ou que tenham apenas um.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Conrado Rodrigues, também apresentou resultados de 2019: 600 artigos publicados em periódicos; aumento de 25% no número de alunos na Pós Stricto Sensu; apoio incondicional aos programas de apoio, com investimento de R$3,5 milhões entre os 17 cursos de mestrado e doutorado. Entre as metas estão o credenciamento de professores doutores nos programas (atualmente, há 190 credenciados ante 535 doutores); propostas de cursos interdisciplinares; reforço da internacionalização com bolsas de curta duração para alunos pesquisadores; e ampliação das ações de divulgação científica.

O diretor de Extensão e Desenvolvimento Comunitário, Flávio Cardeal, registrou em sua fala as 201 ações extensionistas em 2019, da quais participaram 845 pessoas; entre as expectativas estão a curricularização da extensão até 2021; a separação dos editais da diretoria em quatro: programa, projeto, curso e evento; e a implantação de um escritório de desenvolvimento de carreiras.

Ao final, o diretor de Planejamento e Gestão, Moacir França, destacou estudos para apoiar as diretorias e departamentos nas ações previstas; e o diretor de Governança e Desenvolvimento Institucional, Henrique Borges, falou sobre a importância da nova diretoria, que objetiva desafogar as demandas do gabinete e melhorar a governança, que pode interferir positivamente no orçamento.

Fonte: CEFET-MG


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