MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

PPI é instrumento de gestão democrática do CEFET-MG e está aberto à participação

Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Projeto Pedagógico Institucional define os rumos da Instituição e insere-se em uma série de mecanismos de planejamento e gestão coletiva e democrática

Continua no ar, até o dia 17 de fevereiro (quarta-feira), a consulta pública para participação na construção do Projeto Pedagógico Institucional do CEFET-MG (PPI). A consulta é a primeira de uma série de ações que serão realizadas ao longo dos próximos meses para ouvir toda a comunidade e construir de forma democrática o documento.

Mas afinal, o que é o Projeto Pedagógico Institucional? O pedagogo e membro da comissão geral do PPI Abelardo Araújo explica que o Projeto é um instrumento de gestão. “Ele deve permitir a transformação das práticas na Instituição”, afirma. “Ele é um norteador e vai definir os rumos – o quê e o porquê do que iremos fazer”.

Com validade até 2030, o próximo Projeto Pedagógico Institucional irá definir as bases para a formulação de diretrizes, políticas, planejamento, execução e avaliação dos planos de ensino, da pesquisa e da extensão.

O PPI faz parte de um horizonte mais amplo de planejamento participativo da Instituição. “Ele é parte da realização do princípio de gestão democrática da escola pública, que é definido na Constituição Federal”, explica Abelardo. Outros instrumentos de planejamento devem se orientar pelo PPI.

Um deles é o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que também foi construído de forma democrática e participativa. Este documento explicita a política da Instituição para um período de cinco anos, traçando programas e metas para alcançar seus objetivos. Joyce Ribeiro, presidente da comissão organizadora do PPI, explica a diferença entre os instrumentos: “O Projeto Pedagógico Institucional difere do Plano de Desenvolvimento Institucional no sentido de que aqui não são propostos métodos ou soluções para a realização de planejamentos e metas, mas se delineia um horizonte de longo prazo”. A Instituição também elabora um Planejamento Estratégico e delibera suas ações a partir de uma gestão colegiada, composta por Conselhos, Congregações e Colegiados.

Este processo de planejamento e execução coletiva é destacado por Abelardo como importante para construção de uma Instituição de excelência: “Quando a Instituição se propõe a pensar coletivamente no que ela quer, cria-se um processo de abertura importante para as mudanças”.

Confira a última edição do Projeto Pedagógico Institucional: PPI 2016-2020.

Formulário

No ar até 17 de fevereiro, a consulta pública pode ser preenchida por estudantes, técnicos administrativos, professores e trabalhadores terceirizados do CEFET-MG. No formulário, os participantes indicam assuntos que devem ser tema de discussão do PPI. A partir destas respostas, a comissão geral e as comissões locais organizarão debates abertos e outros canais de discussão.

Confira a consulta pública.

 

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG


TOPO