MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Nova diretoria é instituída no CEFET-MG

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

A Diretoria de Governança e Desenvolvimento Institucional (DGDI) foi instituída pelo Conselho Diretor por meio da Resolução CD-034/19, de 08 de novembro de 2019. A Diretoria tem como objetivos elaborar as políticas e coordenar, planejar, implantar e avaliar ações de governança e desenvolvimento estratégico da Instituição.

A DGDI vem para sistematizar e otimizar ações que já vinham sendo realizadas pelo CEFET-MG, além de implantar novas ações. A DGDI é composta por três coordenações: Coordenação de Gestão de Riscos, Controle e Integridade; Coordenação de Inovação em Gestão, Processos e Serviços; e Coordenação de Gestão Analítica.

A Coordenação de Inovação em Gestão, Processos e Serviços tem a missão de continuar e ampliar o mapeamento dos processos de trabalho da Instituição, consolidando-os no Manual de Procedimentos Administrativos (MaPA). Com os processos da Instituição mapeados é possível verificar onde estão os gargalos no fluxo de trabalho, onde podemos otimizar, economizar tempo, recursos humanos e materiais. É importante ressaltar também os ganhos no que diz respeito ao aumento da transparência para toda a comunidade.

Já a Coordenação de Gestão de Riscos, Controle e Integridade terá como foco a análise e controle de riscos e avaliação da integridade no âmbito do CEFET-MG. Essa atividade é de fundamental importância para a gestão institucional e vem sendo objeto de estrito acompanhamento pelos órgãos de controle externo.

Finalmente, a Coordenação de Gestão Analítica assume a responsabilidade pela gestão, análise, tratamento e divulgação dos dados institucionais. A meta é que os dados de alunos, servidores, execução orçamentária, bolsas, etc, armazenados nos diferentes sistemas institucionais como SIGAA, SIAPE, SIAFI, entre outros, sejam coletados e consolidados em um único banco de dados institucional. Vale destacar que tais dados transformam-se em indicadores, que orientam e possibilitam o acompanhamento da execução das políticas e ações desenvolvidas pelas diretorias, além de terem impacto direto no orçamento anual do CEFET-MG.

Outra vertente da atuação da DGDI é relacionada ao desenvolvimento institucional. A Diretoria é responsável pela coordenação e preparo de vários documentos institucionais, como o Relatório de Gestão, Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Político-pedagógico Institucional e o Planejamento Estratégico da Instituição. Esses documentos são de caráter obrigatório, sendo acompanhados e avaliados pelos órgãos de controle e Ministério da Educação. Por meio destes documentos a instituição estabelece e dá transparência às suas políticas e seu planejamento de longo prazo.

Conheça a equipe

Diretor: Henrique Elias Borges. É professor titular do Departamento de Computação. Graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), com mestrado (1984) e doutorado (1996) pela mesma instituição. Tem experiência de gestão pública, tendo exercido diversos cargos junto à Diretoria do CEFET-MG. Na última gestão, 2015 a 2019, atuou como Chefe de Gabinete.

Diretora-Adjunta: Carolina Riente de Andrade Paula. É Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tem mestrado (2009) e doutorado (2013) em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou por três anos como coordenadora-geral de Avaliação do Ensino de Graduação e ainda atua como procuradora Educacional Institucional.

 


TOPO