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Consulta pública

Política de Ensino
Política de Extensão
Política de Pesquisa
Políticas Institucionais

Todas as sugestões feitas pelos participantes da fase de consulta pública de temas estão disponíveis nos arquivos em Excel, já categorizadas. Cada arquivo contém uma das áreas contempladas na consulta: Política de Ensino, Política de Extensão, Política de Pesquisa e Políticas Institucionais.

Elas foram categorizadas da seguinte forma, pelo bibliotecário Leôncio D’Assumpção, do campus Nova Suíça:

Passo 1 – Organização dos termos:

  • Exclusão de respostas sem texto;
  • Exclusão de respostas como “bom”, “ótimo” e “regular”.
  • Exclusão dos artigos “O” e “A”.
  • Disposição em ordem alfabética.

Passo 2 – Leitura de todos os termos e identificação de categorias.

Passo 3 – Relacionar as categorias à Classificação Decimal Universal (CDU). Contudo, em função da grande variedade de termos, de subjetividades e de respostas com mais de 1 ou 2 temas, foi necessário adaptar a classificação.

Passo 4 – Agrupamento dentro das categorias e subcategorias; 

Passo 5 – Padronização de termos:

a) Junção de algumas sugestões onde os termos flexionavam entre singular e plural. Exemplos:

  • Métodos de aprendizagem e Método de Aprendizagem;
  • Melhoria e Melhorias,

b) Junção de alguns termos próximos, por exemplo:

  • Integração ensino, pesquisa e extensão (inclui “integrar”);
  • Metodologia de avaliação (inclui “Métodos”, “Formas” e “Meios”).

Passo 6 – Soma dos termos dentro das categorias e subcategorias.

Numa aba denominada “Outros”, foram deixados os termos cuja classificação não foi possível, tendo em vista a pouca clareza, além das sugestões que implicam diversas áreas. Algumas sugestões também se referiam a uma crítica e não a uma sugestão de tema, não ficando claro o que seria o tema a ser debatido na frase inserida.

Por essa razão e por haver entre as sugestões algumas expressões inadequadas para o tipo “sugestão de tema”, a Comissão excluiu essa aba. Assim, foram excluídas: 77 sugestões em “Política de Ensino”; 91 sugestões em “Política de Extensão”; 149 sugestões em “Política de Pesquisa” e 96 sugestões em “Políticas Institucionais”.


Posteriormente, a Comissão fez uma nova reorganização dos temas, agora reunindo-os conforme a pertinência ao tipo de política. Foi necessário transferir alguns temas de uma política para outra, dada a afinidade. Como houve transferência de sugestões de uma área para outra, considerando a pertinência de cada sugestão, as sugestões consideradas, em cada área, conforme as tabelas de ementa que constam no Caderno de Orientações, seção 4, foram:

  • Política de Ensino: 1.246 sugestões válidas;
  • Política de Pesquisa: 735 sugestões válidas;
  • Política de Extensão: 483 sugestões válidas;
  • Políticas Institucionais: 839 sugestões válidas.

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